MATERIAIS E CUIDADOS

Entenda como cuidar e armazenar suas obras de arte A-A.

MADEIRA

DE REFLORESTAMENTO

A MADEIRA PINUS NO BRASIL

As espécies mais plantadas no Brasil são o Pinus elliottii e o Pinus Taeda, mas também são plantadas espécies tropicais. A escolha da espécie se deve à finalidade da madeira ou ao clima no local do plantio. Por exemplo, se a madeira for usada para produção de resina, usa-se a P. elliottii; se a região de plantio é temperada, a espécie preferida é o P. taeda.

De acordo com Ponce, a madeira de Pinus produzida no Brasil é, em geral, de baixa densidade, coloração clara, resistência mecânica mediana em função da baixa densidade e com secagem relativamente fácil. Sua durabilidade é relativamente baixa, mas tem grande permeabilidade a produtos preservativos. O tratamento da madeira pode ser feito de duas maneiras: com a aplicação de produtos anti fungos para evitar o manchamento e a formação de bolor em caso de secagem ao ar; ou com autoclaves, utilizando compostos de cloro, cobre arsênico, zinco ou borax. Neste caso, a madeira é submetida ao vácuo e à pressão hidráulica.

DICAS A-AURORA DE CUIDADOS

COM AS OBRAS DE ARTE

  1. Para limpar o salto somente usar uma solução de água com sabão neutro sem encharcar, apenas um pano úmido ou simplesmente uma flanela.
  2. Na hora de guardar seu calçado matenha afastado da parede, em caso de umidade.
  3. Nossa madeira passa por um processo de envernização para proteger das chuvas.
  4. Os saltos em madeira apresentam uma borracha no salto para proteger o atrito entre o sapato e o chão.
  5. Evite pano encharcado, o acúmulo de água causa danos ao calçado. Pano seco, além de não limpar, com o tempo desgasta o salto.
  6. Lustra-móveis colorido ou cera, podem deixar resíduos, causando manchas, pois usamos verniz para proteger os saltos.
  7. Não use detergentes (não neutros), limpadores instantâneos, produtos de limpeza de fornos ou a base de amônia e saponáceo, pois são produtos químicos que danificarão sua A-Aurora.
  8. Não use esponjas duras, ásperas e palhas de aço, pois podem riscar e danificar os saltos.

Cuidado com materiais pontiagudos, para não riscar o salto.

COURO MESTIÇO

A pele obedece a uma regra muito simples: quanto melhor é ao toque, melhor é o couro.
Para saber se o produto é couro toque a superfície, o couro possui textura e padrões irregulares com poros distribuídos de forma característica.

O couro é um material natural, utilizado desde os primórdios para a confecção de roupas e artefatos. Após o curtimento do couro as peles são tingidas em um fulão – espécie de tambor rotativo, pintadas, estampadas e envernizadas. Quanto maior a quantidade dos processos após o tingimento, menos se vê a pele original, transformando-a em um produto natural coberto por sintéticos.

O couro é praticamente liso, as texturas que normalmente são vistas são feitas por uma chapa quente com uma estampa para esconder as marcas que o animal ganhou em vida, existem milhares de tipos de gravação para este efeito. Quanto mais liso e sem camadas de tinta, maior a probabilidade do couro ter uma alta qualificação.

NUNCA LAVE O COURO!

Nunca lave o couro, apenas limpe com pano macio umedecido com água e sabão neutro. Aplique essa solução por toda a peça e após esse processo, deixe-o secar a sombra e aplique um hidratante/emulsão específicos para couro.
Espere a secagem e lustre com uma flanela.

Esse cuidado rejuvenesce o couro, revigora suas fibras e evitando o ressecamento e rachaduras, proporcionando maior maciez e flexibilidade sem alterar a sua estrutura original.

 

DICAS A-AURORA DE CUIDADOS
COM AS OBRAS DE ARTE

– Couro ressecado
O couro precisa de cuidados assim como sua pele. Se o couro estiver com aparência de seco, limpe o local com pano úmido e espere secar a sombra. Aplique uma pequena quantidade de condicionador para couros em um pano limpo e faça movimentos circulares até que o couro absorva e fique com toque macio.

– Manchas
Nunca molhe ou use produto abrasivo em sua peça de couro, pois pode ocasionar manchas. Evite trabalhar com tinta, pintura ou caneta próximo ao couro, pois uma vez manchado a pele absorve sendo impossibilitada a sua remoção.

– Propriedades
O couro é um material nobre e de procedência animal, podendo ter características diferentes entre cada produto, tanto na textura, cor, densidade ou imperfeições. Por ser um material natural, podemos dizer que o couro não tem defeitos e sim características próprias.